Heráldica

 
Freguesia de Santa Catarina da Serra
 
Brasão: Escudo vermelho, faixa ondeada de prata, carregada de uma faixeta ondeada azul, acompanhada em chefe de uma roda de navalhas de ouro e de uma armação de moinho de negro, vestida e cordoada de prata e, em contra-chefe, de dois ramos de oliveira, de prata, frutados de ouro, com os pés passados em aspa. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: "SANTA CATARINA DA SERRA".
Bandeira: Esquartelada de branco e azul. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.
Selo: Nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Santa Catarina da Serra - Leiria".
Parecer emitido nos termos da Lei nº 53/91, de 7 de Agosto, Lisboa, 23 de Outubro de 2007.
 
Freguesia de Chainça
 
O brasão é composto por uma coroa de ouro representativa de todos os monarcas e fidalgos que frequentavam esta zona erma e chã nas suas caçadas.
O lebréu ou cão sustenta na pata direita uma palma de ouro da imagem de St.ª Quitéria, padroeira da Chainça, e as burelas ondeadas de prata e azul representam as lagoas ou barreiros que predominavam nesta zona e que ainda existem. Estas, serviam para armazenar água utilizada para os mais diversos fins.
Predominam as cores Verde e Branco que traduzem a pureza, a virtude e lealdade das nossas gentes; a natureza que nos abençoou, e a esperança num futuro promissor feito num desenvolvimento harmonioso e na paz.