Gastronomia

Festival "O Chícharo da Serra"

 
O evento mais popular da União de Freguesias é o Festival Cultural e Gastronómico "O Chícharo da Serra". Este festival ocorre todos os anos pelo final do mês de Novembro, tendo uma duração variável. Realiza-se no parque desportivo da União Desportiva da Serra e a sua organização está a cargo das Associações e Colectividades da Freguesia de Santa Catarina da Serra, com o apoio da Junta de Freguesia e com a ajuda e disponibilidade de muitas pessoas da terra. Tem como objectivo dar a conhecer a gastronomia, cultura e economia da região, assim como promover o associativismo. Os visitantes podem almoçar, jantar ou simplesmente petiscar um dos pratos típicos da região, como por exemplo gelado e Pasteis de Bacalhau com chícharo,  visitar o pavilhão de exposições, o museu dos automóveis antigos e aproveitar um cartaz musical bastante diversificado.
 
Este evento surgiu em 2006 com o reconhecimento histórico, cultural e gastronómico que a região tem com esta leguminosa que se adapta bem a estes solos e que faz parte da história e da alimentação dos nossos antepassados. Este festival é uma forma de regressar às origens e saborear os vários pratos regionais que se podem confeccionar com esta leguminosa. O Bacalhau assado na brasa com chícharos, javali com chícharos, diversas sopas e muitos petiscos, são algumas das iguarias presentes no Festival. Este certame é uma aposta na divulgação da nossa cultura, artesanato e gastronomia regional.
 
 

Restaurantes onde pode comer o prato de Chícharos

 
Segunda-Feira  Restaurante Chaparrico    Pinheiria
Terça-Feira        Restaurante Pêra               Chainça
Quarta-Feira      
Quinta-Feira      Restaurante Vela                Quinta da Sardinha
Sexta-Feira        Restaurante Sete Rios      Sete Rios
Sábado              Restaurante Serra              Santa Catarina da Serra  
Domingo            
 
 
          
 

Produtores de Mel

 
O mel é um dos produtos mais confeccionados por várias pessoas da nossa Freguesia, vários são tambem os sabores que podemos apreciar no mel.
 
 
 
Além do Chicharo, também a Chanfana é uma iguaria bastante apreciada na região, assim como a Sopa da Pedra e os petiscos tradicionais da serra (Morcela de arroz, Orelha de porco, Chouriça assada na brasa, Grelhados mistos deentremeada, entrecosto, febras, etc).
 
Doces tradicionais:  Filhós, Arroz doce da Avó, Leite creme, Pão-de-ló)
 
Santa Catarina da Serra Chainça, onde a serra guarda encanto mas também sabores...