Associação dos Amigos da Secção de Bombeiros do Sul do Concelho de Leiria

Dados da associação
Nome: Associação dos Amigos da Secção de Bombeiros do Sul do Concelho de Leiria
Morada: Rua Quinta do Salgueiro, nº86
Código postal: 2495-106
Nº Contribuínte: 504226479
Email: 6companhia@bvleiria.pt
Website / url:
Nº Telefone: 244745871
Nº Fax:
Pessoa de contato:
Contato de responsável: 244741991

Fundada a 6 de Junho de 1998, a Secção de Bombeiros de Santa Catarina da Serra tem como objectivo criar condições para ajudar a população da freguesia (emergência, saúde, transporte de doentes e combate a incêndios).
A 15 de Fevereiro de 2008 passou a designar-se Associação dos Amigos dos Bombeiros do Sul do Concelho de Leiria integrando as freguesia de Santa Catarina da Serra, Caranguejeira, Arrabal e Chaínça.
Embora com escritura datada de 15 de Fevereiro de 2008, não se pode afirmar que esta seja uma nova Associação, pois o que foi alterado foi a denominação da Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina da Serra - Bombeiros da Serra, e não a Associação em si, pois a mesma continua a ter o mesmo registo na conservatória e o mesmo número de identificação fiscal. A data da fundação continua a ser a da criação dos Bombeiros da Serra, em 6 de Junho de 1998. Os estatutos da Associação foram revistos e aprovados unicamente nos pontos em que foi necessário fazer a correcção, para que fosse possível a actual denominação.
A Associação de Bombeiros Voluntários de Santa Catarina da Serra - Bombeiros da Serra surge para garantir não só a gestão, como para colmatar as necessidades da referida secção de Bombeiros.
Nestes últimos três anos, foi realizado um trabalho de reabilitação a todos os níveis: Reposição do número de Bombeiros efectivos, reequipamento do Parque automóvel, com a aquisição de três viaturas, duas delas novas, para além da oferta de uma ambulância nova para a emergência.
Foram implantados os imprescindíveis "Almoços de angariação de fundos" e um aumento significativo do número de associados, ultrapassando actualmente mais de 2000.
Uma vez por mês os bombeiros percorrem as capelas, após as missas dominicais, para fazerem medições de tenção arterial e dar alguns conselhos de saúde gratuitamente às pessoas mais idosas.
A 15 de Fevereiro de 2008, a Secção de Bombeiros de Santa Catarina da Serra passou a abranger as freguesias de Santa Catarina da Serra, Caranguejeira, Arrabal e Chaínça. Com esta alteração alterou-se também o nome da Associação passando esta a ser denominada por Associação dos Amigos da Secção de Bombeiros do Sul do Concelho de Leiria.
Também no mesmo ano esta Associação assumiu a organização de um evento chamado "Passeio do Coração", o qual era organizado pela Junta de Freguesia desde 2005. Este evento consiste em reunir as pessoas das Freguesias de Santa Catarina da Serra, Arrabal, Caranguejeira e Chaínça a fim de fazerem um percurso de bicicleta passando por estas quatro freguesias.