Centro Social e Paroquial de Santa Catarina da Serra

Dados da associação
Nome: Centro Social e Paroquial de Santa Catarina da Serra
Morada: Rua de Santa Catarina, nº35
Código postal: 2495-186
Nº Contribuínte:
Email: geral@centrosocialscs.org.pt
Website / url:
Nº Telefone:
Nº Fax:
Pessoa de contato:
Contato de responsável:

Criado a 1 de Janeiro de 1964, com o intuito de satisfazer os mais necessitados, é hoje a instituição de Santa Catarina da Serra que acolhe os idosos com o objectivo de encontrarem neste espaço uma alternativa à solidão indo ao encontro das suas necessidades. 
O Centro Social Paroquial de Santa Catarina da Serra nasceu, como Instituição, da necessidade de apoiar as famílias mais carenciadas da freguesia de Santa Catarina da Serra. Em consequência a este facto, na década de 50, um grupo de famílias abastadas começou por praticar actos de caridade distribuindo sopa aos mais carenciados. Este acto simples e solidário foi tomando maiores proporções passando a ser conhecido pela organização da "Sopa dos Pobres".
Posteriormente, a 1 de Janeiro de 1964 foi finalmente criado o Centro de Assistência Paroquial de Santa Catarina da Serra, sendo este uma associação de fiéis, constituído na ordem jurídica canónica com o objectivo de promover solidariedade e a justiça entre os indivíduos e prestar serviço/apoios sociais. 
A 30 de Dezembro de 1988, foi extinta a associação de solidariedade social denominada "Centro de Assistência Paroquial de Santa Catarina da Serra", e, em sua substituição, a erecção canónica do "Centro Social Paroquial de Santa Catarina da Serra", na forma jurídica da fundação paroquial. Este Centro é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, criada por iniciativa da Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Catarina da Serra e fundada em harmonia com os preceitos da Igreja, por decreto do Bispo da Diocese de Leiria - Fátima, art.º n.º 1 dos Estatutos do Centro Social Paroquial de Santa Catarina da Serra. 
O C.S.P.S.C.S. inaugurou o seu primeiro equipamento em Maio de 1995, inicialmente com a valência de Centro de Dia, seguindo-se a de Creche, Apoio Domiciliário e Centro de Convívio.
Ao longo destes anos, foi-se constatando a necessidade de completar os serviços já prestados em Centro de Dia e Apoio Domiciliário através da criação de um Lar para idosos, em regime de internamento de 24 sobre 24 horas. Concluída a sua construção, o Lar iniciou a sua actividade em 16 de Janeiro de 2006.