Associação Cultural e Recreativa do Sobral

Dados da associação
Nome: Associação Cultural e Recreativa do Sobral
Morada: Rua Principal, nº89 Sobral
Código postal: 2495-189
Nº Contribuínte: 502110112
Email:
Website / url:
Nº Telefone:
Nº Fax:
Pessoa de contato: Francisco Dias
Contato de responsável:

A 20 de Abril de 1975 surge uma das primeiras Associações da Freguesia de Santa Catarina da Serra, a Associação Desportiva e de Convívio do Sobral.
Foi a 20 de Abril de 1975 que surgiu uma das primeiras Associações da Freguesia de Santa Catarina da Serra, a Associação Desportiva e de Convívio do Sobral. Com o entusiasmo e união das pessoas deste lugar promoveu-se o convívio e muitas actividades desportivas, cujos troféus ainda hoje fazem parte do mostruário.
Após alguns anos de interregno, em 11 de Novembro de 1988, os jovens do lugar deram nova vida à Associação, registando-a como Associação Cultural e Recreativa do Sobral, cuja missão era a promoção de actividades culturais, de recreio, desportivas, e defender e valorizar o património da terra. Esta associação criou numa casa antiga uma biblioteca, uma rádio e um espaço lúdico e de lazer. Na rádio, faziam a transmissão da via-sacra dos olivais a Fátima e liam semanalmente as capas dos jornais, entre outras coisas
Depois de algum tempo sem actividade, dada a necessidade de um espaço de convívio para as pessoas do lugar, e com o objectivo de preservar um espaço de todos, a antiga escola primária do Sobral, deu-se novamente vida à Associação, a 11 de Novembro de 2005. Esta Associação visa o desenvolvimento das pessoas, tem um espaço de convívio, onde se promovem jogos de cartas, jogos tradicionais, na quadra natalícia e na Páscoa, reza-se a novena, bem como no mês de Maio, mês de Maria, se reza diariamente o terço. 
Com um espaço simples, mas disponível para todos, realizam-se durante o verão os tradicionais leilões, celebra-se a Missa Pascal seguida de um convívio, realiza-se também uma Festa de Natal para as Crianças, o Desfile de Carnaval e comemora-se o dia de S. Martinho, data em que a Associação celebra o aniversário com um Magusto. Retomando uma tradição antiga, a Associação no dia de S. Pedro, realiza um festejo que se inicia durante a tarde com a limpeza das fontes, e terminando com uma sardinhada para todos. Os jovens da associação também realizam anualmente nesse espaço a festa do bolinho.
Estamos disponíveis para continuar a promover actividades desta natureza, apostamos na formação e no convívio, e participamos em actividades promovidas pela Freguesia, nomeadamente o Festival do Chícharo e a Feira de Maio.