Capela do Vale Tacão

Dados do Património
Nome: Capela do Vale Tacão

A edificação da capela de Nossa Senhora da Purificação, em Vale Tacão, ocorreu, segundo epígrafe que se encontra fixa na parede frontal do templo, no ano de 1852. Nossa Senhora da Purificação encontrava-se, em 1758, data da Memória Paroquial de Santa Catarina da Serra, redigida pelo cura João Pedro, num dos altares da Igreja Matriz. Até 1852-53, os habitantes de Vale Tacão (e aldeias mais próximas) deslocavam-se, seguramente, à ermida de São Guilherme, em Pedrome. Ainda não se conhecem, com rigor, as causas que levaram à edificação da capela de Vale Tacão.
A construção da capela de Nossa Senhora da Purificação, em Vale Tacão, ocorreu no tempo em que José Gomes Ferreira Gaspar era pároco da freguesia. Posteriormente, conforme, in loco, se pode ler na lápide acima mencionada, a capela foi remodelada no ano de 1893, pela família Serralheiro, designadamente Faustino Serralheiro1 , que terá contribuído, sobremaneira, para que fosse possível a (re)edificação do novo templo.
Relativamente ao período situado entre 1852 e 1893, não se pode avançar com informações muito rigorosas para a capela de Nossa Senhora da Purificação, na medida em que, até ao momento, é escassa a informação histórico-científica. Por outro lado, a memória colectiva não deve servir - ao contrário da memória histórica - como saber científico, pelo menos para épocas mais recuadas, quando ainda nenhum dos habitantes de Vale Tacão estava presente.