Roteiro Turístico

A Freguesia de Santa Catarina da Serra e Chainça está implantada na Beira Litoral, Concelho e Distrito de Leiria.
 
A freguesia organiza-se ao longo dos principais acessos viários decorrente da centralidade da sua posição geográfica. Em termos de rede urbana destacam-se dois lugares na freguesia: Santa Catarina da Serra (sede de freguesia) e Loureira (a "continuação natural" de Fátima). Em ambos os lugares se denota uma evidente influência do fenómeno religioso, patente em diversos elementos e referências como sejam alminhas, cruzeiros, estações de Via Sacra, Igrejas e capelas.
 
Paisagisticamente, Santa Catarina da Serra assemelha-se a um miradouro natural, a partir do qual é possível observar a Igreja Matriz, a Torre Basílica do Santuário de Fátima, o Castelo de Ourém e a serra de Aire. Inserida na orla mesocenozóica ocidental (ou lusitana), Santa Catarina da Serra localiza-se no extremo Norte da Plataforma de Fátima, nos limites da grande "região natural" e unidade de paisagem do centro-oeste do território nacional: o Maciço Calcário Estremenho (MCE) que pela área que ocupa e características morfológicas e estruturais únicas, constitui uma das unidades geomorfológicas mais marcantes e singulares do país. Embora a componente habitacional e industrial seja evidente, sobretudo ao longo da rede viária estruturante ou secundária de acesso aos principais aglomerados, os usos do solo dominantes são ainda os associados ao campo (florestal e agrícola), conferindo um carácter marcadamente rural à freguesia.
 
Na sua área geográfica existem inúmeros vales profundos, nomeadamente: Vale das Caravalhas, Vale Moleiro, Vale Grande, Vale da Pousada, Vale de Leiria, Vale Maior, Vale da Texugueira, Vale dos Mochos, Vale Largo, Vale Maninho, Vale da Mó, Vale dos Murados, Vale Longo, Vale das Tias, Vale Tacão e Vale Salgueiro. Mas também existem montes, como os conhecidos por Costa da Pinheiria, Outeiro do Luís, Alto da Fazarga, Cabeço da Biqueira e Casal da Cabeça. Há quem afirme que nestas zonas existem depósitos de água, dando origem aos "Olhos de Água", no lugar das Pereiras, Freguesia da Caranguejeira.
 
Destaca-se ainda o forte cooperativismo demonstrado pela presença de um elevado número de associações locais de âmbito social, cultural, desportivo e religioso e de uma "confederação" local das diversas associações que, em conjunto, muito contribuem para o desenvolvimento e preservação da identidade local.
 
A freguesia de Santa Catarina da Serra e Chainça tem atualmente vários pontos de interesse turistico, destacando-se as igrejas e alguns monumentos e edificações, nomeadamente a Igreja Matriz de Santa Catarina da Serra, Capela da Chainça, Capela da Loureira, Capela da Quinta do Salgueiro, Capela da Magueigia, Capela do Vale Sumo, Capela do Vale Tacão e a Capela de Casal da Estortiga.
 
Visite Santa Catarina da Serra e Chainça.
 
 
EVENTOS ANUAIS
 
Festas Populares e Religiosas
 
• Santa Catarina (1º Domingo de Maio) – Santa Catarina da Serra
• Espírito Santo (móvel) – Santa Catarina da Serra
• Corpo de Deus (móvel) – Santa Catarina da Serra
• Sagrado Coração de Jesus (móvel) – Santa Catarina da Serra
• Nossa Senhora do Rosário (outubro)
• S. Sebastião (Janeiro) – Santa Catarina da Serra
• Santa Marta e Santo Amaro (julho) – Loureira
• Santa Quitéria (móvel) - Chainça
• S. Guilherme e S. Silvestre ( Setembro) – Magueigia
• S. Miguel (móvel) – Vale do Sumo
• S. João de Deus (móvel) – Casal da Estortiga
 
Feiras e mercados
 
• Feira mensal da Loureira - 1º Domingo de cada mês
• Feira mensal da Chainça – dia 11 de cada mês
• Feira dos Cardosos – dia 16 de cada mês
 
Outros Eventos
 
• Festival "O Chícharo da Serra" - Santa Catarina da Serra - Novembro
• Arraial de Santo António - Fonte da Pinheiria - junho
• Arraial de São João (junho)- Loureira
• Festa de São Pedro (junho) - Sobral
• Festa de Aniversário do Parque do Vale Mourão (julho) - Loureira
• Festival Nacional de Folclore (julho)  - Rancho Folclórico de São Guilherme
• Torneio de Futsal (julho) – Chainça
• Festa da Abóbora (setembro) - Loureira
 
GASTRONOMIA
 
Festival "O Chícharo da Serra"
 
O evento mais popular da União de Freguesias é o Festival Cultural e Gastronómico "O Chícharo da Serra". Este festival ocorre todos os anos pelo final do mês de Novembro, tendo uma duração variável. Realiza-se no parque desportivo da União Desportiva da Serra e a sua organização está a cargo das Associações e Colectividades da Freguesia de Santa Catarina da Serra, com o apoio da Junta de Freguesia e com a ajuda e disponibilidade de muitas pessoas da terra. Tem como objectivo dar a conhecer a gastronomia, cultura e economia da região, assim como promover o associativismo. Os visitantes podem almoçar, jantar ou simplesmente petiscar um dos pratos típicos da região, como por exemplo gelado e Pasteis de Bacalhau com chícharo,  visitar o pavilhão de exposições, o museu dos automóveis antigos e aproveitar um cartaz musical bastante diversificado.
 
Este evento surgiu em 2006 com o reconhecimento histórico, cultural e gastronómico que a região tem com esta leguminosa que se adapta bem a estes solos e que faz parte da história e da alimentação dos nossos antepassados. Este festival é uma forma de regressar às origens e saborear os vários pratos regionais que se podem confeccionar com esta leguminosa. O Bacalhau assado na brasa com chícharos, javali com chícharos, diversas sopas e muitos petiscos, são algumas das iguarias presentes no Festival. Este certame é uma aposta na divulgação da nossa cultura, artesanato e gastronomia regional.
 
 
Restaurantes onde pode comer o prato de Chícharos
 
Segunda-Feira  Restaurante Chaparrico    Pinheiria
Terça-Feira        Restaurante Pêra               Chainça
Quarta-Feira      
Quinta-Feira      Restaurante Vela                Quinta da Sardinha
Sexta-Feira        Restaurante Sete Rios      Sete Rios
Sábado              Restaurante Serra              Santa Catarina da Serra  
 
Produtores de Mel
 
O mel é um dos produtos mais confeccionados por várias pessoas da nossa Freguesia, vários são tambem os sabores que podemos apreciar no mel.
 
Além do Chicharo, também a Chanfana é uma iguaria bastante apreciada na região, assim como a Sopa da Pedra e os petiscos tradicionais da serra (Morcela de arroz, Orelha de porco, Chouriça assada na brasa, Grelhados mistos deentremeada, entrecosto, febras, etc).
 
Doces tradicionais:  Filhós, Arroz doce da Avó, Leite creme, Pão-de-ló)
 
Santa Catarina da Serra e Chainça, onde a serra guarda encanto mas também sabores...
 
ARTESANATO
 
Para não esquecer a manufatura do passado, os artesãos locais dedicam-se à execução de cestos em verga e vime, e á ancestral arte da tecelagem.